Entrar | Cadastre-se

O que causa a enxaqueca?

O que causa a enxaqueca?

Apenas nos Estados Unidos, 30 milhões de pessoas padecem com enxaqueca, um problema de saúde que afeta mulheres três vezes mais do que os homens. A enxaqueca apresenta efeitos variáveis em intensidade e frequência na população. A partir da análise de casos passados, neurologistas do Hospital Geral de Massachussets, em Boston (EUA), elaboraram um catálogo de quem mais sofre com essa condição clínica, e quais as razões.
19/02/2013 9:40 por Redação


enxaqueca1.jpg

Curta-nos no Facebook

Um dos principais fatores de influência são os hormônios. As mulheres são mais propensas a desenvolver enxaqueca, conforme explicam os médicos, justamente porque ela está associada às mudanças hormonais relativas ao ciclo menstrual.

Este dado ganhou força quando eles verificaram que as pacientes tendem a sofrer menos com o problema tão logo atingem a menopausa. Além disso, é justamente nos dias mais próximos da menstruação que as mulheres têm os picos mais agudos de incidência de enxaqueca.

Mas há também outros fatores. Quadros médicos como depressão, ansiedade, pressão alta, derrames e epilepsia estão associados à enxaqueca em maior ou menor escala. A faixa etária mais atingida pelo problema está entre 15 e 55 anos, sendo o auge da incidência por volta dos 40 anos. Histórico familiar de enxaqueca também influencia nas chances de ser portador.

Mesmo que você não se encaixe em nenhum destes grupos de risco, é possível contrair enxaqueca. Esta condição é caracterizada por pressão direta de vasos sanguíneos do sistema nervoso no cérebro, mas cientistas ainda debatem as razões por trás disso.

Muitos defendem a ideia de que a enxaqueca pode ser ativada em qualquer pessoa por uma série de perturbações rotineiras. No organismo, incluem-se problemas como insônia, estresse, baixo açúcar no sangue, desidratação e consumo de certos alimentos, além de álcool.

enxaqueca-6.gif

Fatores externos como mudanças no clima, luzes muito fortes e barulhos altos também podem acionar a enxaqueca.

Assim como outras doenças de ordem neurológica, não há uma cura comprovada para quem sofre de enxaqueca. Apesar disso, existem tratamentos eficientes para ajudar a reduzir a dor e o incômodo, alguns dos quais se utilizam de medicamentos como o Botox. Terapias como estas são a maior chance do paciente na luta contra as condições que levaram ao problema.

 

Fonte: OVERBO

Informe se a matéria foi edificante:

Total votes: 38


1 Comentários
imagem de londerly
londerly
Comentário: 
Tomarei mais cuidados depois dessa

Edificação Últimas do conteúdo eclesiástico
Devocional Amor, poder e moderação Categoria: Devocional Diário
Devocional Prova-me e conhece os meus pensamentos Categoria: Devocional Diário
Devocional O milagre da ressurreição nos trouxe vida Categoria: Devocional Diário
Devocional Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças Categoria: Devocional Diário
Devocional E quarenta dias foi tentado pelo diabo Categoria: Devocional Diário
Devocional Quais são as maiores riquezas nesta vida? Categoria: Devocional Diário
Devocional E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei Categoria: Devocional Diário
Devocional Veredas antigas Categoria: Devocional Diário
Devocional Quanto mais semearmos, mais vamos colher Categoria: Devocional Diário
Devocionais+Estudos+Pregações+

Contatos feemjesus@feemjesus.com.br www.feemjesus.com.br/contato